José Eduardo Mercado

O que são os Juizados Especiais?

Atualizado: 28 de dez de 2023

Alguns problemas com consumidores, caso não sejam tratados nos canais de reclamação da empresa, no Reclame Aqui, no Procon, podem gerar ações judiciais com desfecho imprevisível.

O cliente poderá adotar o fórum que reside para realizar a abertura do processo, o qual é realizado por estudantes em universidade, por advogados, e até por iniciativa própria, sem a necessidade de advogados.

Na ação, o cliente relata o ocorrido, muitas vezes, sem nenhum documento, restando ao lojista provar documentalmente que a culpa é do consumidor ou de terceiros, a ocorrência de caso fortuito ou força maior, a inexistência de vício ou defeito do produto ou que sequer colocou o produto no mercado, dentre outras formas de defesa.

Mas em qualquer hipótese, o Empreendedor deve possuir documentos, apesar da transação digital, termos de uso, prints do site, procedimentos, precedentes, de forma a elidir a reclamação dos clientes, sob pena de ser condenado a restituir o dinheiro pago, além de condenações em danos morais, no valor de R$ 500,00 até R$ 8.000,00.

Assim,a prova documental fica a encargo do Empreendedor, não do consumidor, visto que o consumidor se beneficia da chamada “inversão do ônus da prova”, quando é a empresa que deve provar que o consumidor não tem direito, o que em um processo comum, sem relação de consumo, cabe ao Autor a prova do seu direito.

Além disso, a prova da boa-fé tende a reduzir as condenações, portanto é crucial o Empreendedor guardar um histórico de todas as transações realizadas, além de possuir um processo fechado e bem construído de fornecimento de produtos e serviços.

Em relação à defesa, é impensável não contratar um advogado para a apresentação de resposta, pois fatalmente o Juiz condenará a empresa a valores vultosos, ainda que a ação movida seja totalmente sem fundamento, sendo este o princípio da lei civil, que não busca necessariamente a verdade, mas ao que consta no processo.

0