José Eduardo Mercado Ribeiro Lima

O que consiste um “ponto comercial virtual”?

Atualizado: 28 de dez de 2023

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais possuem estabelecimento, no caso da loja física existe um endereço físico, no qual passam os consumidores, normalmente próximos a um catalisador de clientela, como Shoppings ou Postos de gasolina, mas no caso da Internet, o estabelecimento é virtual e hospedado em um domínio da Internet, acessado pela Internet.

O Empreendedor virtual deve saber que a escolha do “Ponto Comercial Virtual” é muito importante, pois da mesma forma que o ponto comercial físico deve estar próximo à clientela, o ponto virtual também deve estar próximo desta clientela virtual.

Assim, o Empreendedor com recursos reduzidos, poderá optar pela escolha de “instalação” de sua loja virtual em “estabelecimentos virtuais” já estabelecidos, também chamados de “marketplaces”, pagando um “aluguel” ou “comissões”, de forma a oferecer os seus produtos e serviços.

Ou ainda, poderá possuir uma “loja virtual própria”, com site e tráfego próprio, embora saberá que o site, por melhor elaborado que seja, deverá investir muito para possuir o seu próprio tráfego de pessoas, pois não poderá contar com o acesso de pessoas que “acidentalmente” passam na frente da loja física, por exemplo.

A loja virtual própria equivale a um “estabelecimento físico”, instalado em uma “fazenda inóspita” ou um “deserto” distante, cujos clientes devem ser conquistados/chamados para se dirigir a este estabelecimento em local até então, “desconhecido”, daí a razão que o “imposto” seja de apenas R$ 30,00 por ano, cobrado por empresas de registro de domínio, como a “registro.br”.

Assim, o ponto comercial virtual é o endereço da Internet, acessado mundialmente, que constitui o "ponto comercial virtual" de uma loja virtual, que em alguns casos, com investimento, poderá valer muito, e portanto, deve ser investido desde o início pelo Empreendedor que pretende se estabelecer como uma renomada loja virtual.

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