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  • José Eduardo Mercado

Como iniciar a elaboração do site e da loja virtual?


O site a ser criado integra uma rede de milhões de outros sites, e em alguns nichos, a concorrência pode abranger dezenas de milhares de outros sites, concorrência esta, muito superior à enfrentada por uma loja física instalada em um bairro da cidade.

Assim, a chance de um cliente encontrar o seu site por acaso é ínfima, salvo através da utilização de inúmeras técnicas de atração de usuários para o site. A principal delas é através de investimento nos sites de busca.

Neste raciocínio, por mais que se invista em um plataforma caríssima para a elaboração do site, caso o site não utilize técnicas de marketing digital, os clientes jamais encontrarão a loja virtual na Internet.

Portanto, a primeira tarefa que o Empreendedor deve fazer é investir TEMPO na produção de conteúdo original e relevante para a sua loja virtual, de forma que a mesma possa ser "encontrada" pelas ferramentas de busca, e que a loja virtual possa ter conteúdo relevante ao interesse específico do usuário da Internet.

Trata-se do chamado “marketing inbound”, também chamado no Brasil de “marketing de conteúdo”, através do qual uma empresa investe na geração de conteúdo relevante em diversas plataformas de mídia para gerar a atração do usuário da Internet ao seu site, investindo em SEO, blogs, vídeos, podcasts e outros.

E também, a escolha dos produtos deve atender a nichos de mercado específicos, de forma que pesquisas qualificadas pelos usuários possam resultar em visitas proveitosas à loja virtual, visto que as lojas virtuais que disponibilizam uma imensa gama de produtos sofrerão a concorrência das grandes lojas já estabelecidas, demandando muito dinheiro e esforço para se destacarem.

Portanto, entregar conteúdo relevante e exclusivo agregados a produtos específicos em um determinado nicho de mercado é a melhor forma de atrair visitantes ao site, pois poderão navegar e encontrar informações sobre produtos e serviços, considerando que estamos vivendo na “era do consumidor” que pesquisa intensamente antes de adquirir produtos e serviços na Internet.

Além disto, o “marketing de conteúdo” agrega valor ao site, revestindo o mesmo de credibilidade, o que poderá traduzir maiores conversões em vendas dos anúncios pagos do Google, através do serviço de “links patrocinados”.

Assim, impõe que o Empreendedor apresente conteúdo relevante para demonstrar a especialidade naquele nicho de produto específico, de forma a contornar a concorrência de grandes lojistas, com elevado poder de investimentos e de conteúdo.

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