FUI VÍTIMA DO GOLPE DA FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO, O QUE FAZER?
Muitas pessoas, infelizmente ainda não têm o conhecimento de como ocorre o golpe da falsa central de atendimento, o que facilita a prática da atividade ilegal.
Neste texto, explicaremos sobre os métodos mais comuns utilizados nesta espécie de fraude, aconselhando condutas protetivas para se evitar tais práticas.
Além disso, caso você já tenha sido alvo desta modalidade de golpe, explicaremos o que poderá ser feito a seguir.
O Golpe da Central de Atendimento ou Golpe do 0800
A prática criminosa ocorre, muitas vezes, por meio de mensagem de SMS, ou ainda, por aplicativo de mensagens, como exemplo do WhatsApp.
Na mensagem encaminhada, constam informações falsas, a respeito de uma suposta compra em determinado valor, solicitando a resposta à mensagem para confirmar a compra, ou então, contato via telefone 0800-XXX-XXXX (para a suposta central de atendimento) para resolver a questão.
Em alguns casos, a própria falsa central, entra em contato com a potencial vítima, passando-se por funcionários de determinada instituição financeira ou bancária, confirmando as informações da vítima.
Cada caso, pode ocorrer de forma diferente, mas o resultado é sempre o mesmo: o prejuízo da vítima.
Há ainda, as hipóteses de que, ao atender a ligação, todas as informações pessoais da vítima sejam frutadas, de modo que, apesar de já possuir a posse de tais dados, estes terceiros criminosos confirmam as informações, justamente para aumentar a credibilidade e verossimilhança dos falsos procedimentos realizados.
Ao final, em casos determinados, podem solicitar transferências ou simulações de empréstimo no aplicativo bancário, alegando que, após o término da ligação, tais operações seriam automaticamente reversíveis.
Ou ainda, há casos em que durante a própria ligação telefônica, estes terceiros criminosos já tenham efetuado as transações fraudulentas, sem que a vítima perceba os valores transferidos.
Independente do modo de agir destes criminosos, é sempre importante analisar com cautela a ligação e confirmar se o número de telefone corresponde de fato, ao responsável pela empresa, banco ou instituição financeira.
Entendi como funciona o golpe, mas agora eu já caí. E agora?
Após constatar que foi vítima de um destes golpes, o primeiro passo a ser tomado é o contato legítimo com a sua instituição financeira, solicitando o cancelamento das operações, e estorno das transferências, se for o caso.
Após contato com a instituição financeira responsável, recomendamos ainda, o registro de Boletim de Ocorrência, presencial ou online.
Em casos ocorridos no estado de São Paulo, é possível de ser registrado o Boletim de Ocorrência por meio do seguinte endereço eletrônico:
Já entrei em contato com o banco, e registrei o boletim de ocorrência. Não recuperei o dinheiro, o que faço?
Neste caso, após tomadas todas as tentativas amigáveis para a resolução do problema, é possível contatar um profissional especializado para a defesa de seus interesses em juízo.
O escritório conta com uma equipe especializada na matéria, e conta com grandes teses jurídicas que muitas vezes, trazem resultados satisfatórios a nossos clientes.
Não hesite em contatar o escritório para a defesa de seus interesses, caso esteja passando por situação semelhante.
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