top of page

Google é condenada a indenizar usuário por invasão e bloqueio de e mail comercial

  • Foto do escritor: José Eduardo Mercado Ribeiro Lima
    José Eduardo Mercado Ribeiro Lima
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

A Google Brasil Internet Ltda foi condenada pela Justiça a indenizar um usuário em R$ 2 mil por danos morais e a restabelecer o acesso à sua conta de e‑mail comercial. A sentença foi proferida no 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, após o autor relatar a invasão e o bloqueio de seu e‑mail comercial, utilizado para contatos e cadastros em diversos serviços online.

Google é condenada a indenizar usuário por invasão e bloqueio de e mail comercial
Google é condenada a indenizar usuário por invasão e bloqueio de e mail comercial

Apesar de tentar resolver a questão extrajudicialmente, o usuário não obteve sucesso junto à empresa e acabou recorrendo à Justiça para garantir tanto o restabelecimento de seu e‑mail comercial quanto uma compensação pelos danos sofridos. Em sua defesa, o Google alegou não ter praticado ato ilícito e sustentou que o autor não seguiu o procedimento padrão para recuperação de contas.


Contudo, após uma audiência de conciliação sem acordo, o Juiz Licar Pereira destacou a aplicação da inversão do ônus da prova, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dessa maneira, cabia à empresa, detentora das informações e registros, demonstrar que não teve culpa no episódio e que o autor não seguiu corretamente o procedimento de recuperação de conta.

A decisão concluiu que o autor apresentou provas suficientes para atestar que teve sua conta invadida e prejudicada, tendo tentado solucionar o problema extrajudicialmente sem sucesso.


Dessa forma, não poderia ser-lhe imputada culpa por não conseguir impedir ou solucionar o ocorrido, considerando que o controle e a manutenção da conta são de total alçada do fornecedor.

Além disso, o magistrado destacou que não cabia responsabilizar o autor ou terceiros pela invasão e pelos danos dela decorrentes, uma vez que o Google, mesmo informado do ocorrido, não adotou as medidas para reparar a falha e impedir a continuidade dos danos ao usuário.


Se você passa por uma situação semelhante e deseja orientação jurídica para defender seus direitos e reparar danos sofridos no ambiente digital, procure uma assessoria jurídica experiente. O Mercado Advocacia está à disposição para ajudá‑lo a analisar o seu caso e indicar as melhores medidas para garantir uma solução justa e eficaz para a sua demanda.

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Posts Recentes

Mercado Advocacia

OAB/SP 15.830

CNPJ sob nº 21.495.242/0001-73

Advogado responsável:

José Eduardo Mercado Ribeiro Lima

OAB/SP 221.051

Mercado Advocacia

 Rua Augusta, 890  - Cj. 210 - Cerqueira César - São Paulo - SP

E-mail: jlima@mercadoadvocacia.com.br

Tel: fixo +55 11 3042-7334

Tel. cel/whatsapp: +55 11 995991853

Consulte nossos Termos de Uso do Site

bottom of page