Posts Em Destaque
  • José Eduardo Mercado Ribeiro Lima

Quais os cuidados com a contratação de fornecedores?

É prudente a celebração de um contrato por escrito para a contratação de fornecedores de sites, visto que em caso de problemas com a ferramenta, sempre será possível pleitear os reparos necessários, além das perdas e danos por problemas no desenvolvimento.

Além disso, é prudente contratar serviços de manutenção do site ou prever a possibilidade de contratação em um momento posterior, de forma que o mesmo esteja sempre atualizado com as inovações tecnológicas, que podem prejudicar ou até impedir o funcionamento da loja virtual.

O conteúdo é o elemento mais importante em um site, portanto recomenda-se que o conteúdo integre até mesmo o planejamento do negócio para então passar para a contratação de quem alimentará o site com o conteúdo relevante e inédito do seu negócio.

Vale dizer que o consumidor final está preocupado em navegar em um site para buscar informações, preocupado com as seguintes questões, na ordem de relevância: i) conteúdo relevante; ii) credibilidade do conteúdo; iv) segurança; v) experiência no site; vi) velocidade na navegação; vi) layout.

Obviamente, que as questões acima são todas importantes, mas a verdade é que layout deixou de ser o primordial para o usuário, que busca cada vez mais uma experiência melhor de navegação, com conteúdo bem estruturado e relevante.

As informações sobre os produtos e serviços devem ser completas, com textos, imagens e vídeos, comentários e ranking, que configuram o conteúdo de uma loja virtual, mas não é só, o lojista deve também preparar conteúdo a respeito do nicho do produto.

Assim, este conteúdo profissional pode envolver a contratação de redatores, fotógrafos, produtores de vídeos, que devem estar lastreados por contratos.

Os textos produzidos por redatores devem ser lastreados por contrato por escrito, com a cessão definitiva do direito autoral e de reprodução, com a exigência de exclusividade e originalidade.

As imagens produzidas por fotógrafos devem estar respaldadas em contrato por escrito, com a cessão definitiva dos direitos de exploração e divulgação das imagens.

Os vídeos também devem ser elaborados por profissional qualificado, mediante a celebração de contrato específico, com a cessão definitiva dos direitos de exploração e divulgação do vídeo.

O Empreendedor deve ter muito cuidado em relação à plataforma de e-commerce do site, permitindo a migração do conteúdo para outras plataformas, pois a transferência deste material tende a ser muito trabalhosa, portanto além do ambiente da Internet, recomenda-se manter o material de divulgação dos produtos em backup organizado em poder do Empreendedor.

Facebook
Posts Recentes
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle

Mercado Advocacia - Sociedade inscrita na OAB/SP 15.830, inscrita no CNPJ/MF sob nº 21.495.242/0001-73

Avenida Paulista, 171 - Bela Vista - São Paulo - SP

Rua Desire Contier, 39 - Brooklin - São Paulo - SP

E-mail: jlima@mercadoadvocacia.com.br

Consulte nossos Termos de Uso do Site