top of page

E se a concorrente utilizar as imagens de minha loja virtual?

José Eduardo Mercado

A realização de fotos de produtos exige a contratação de profissionais, pois muitos produtos são difíceis de serem fotografados, o que implica o pagamento de custos.

Algumas lojas, visando a “economia” de custos, simplesmente “copiam” e divulgam em suas lojas as imagens de terceiros, com nítida violação de direitos Autorais.

Obviamente, tais práticas não são permitidas pela legislação e devem ser objeto de severa reprimenda, primeiramente por notificação extrajudicial, e caso não surta efeito, deve ser objeto de ação judicial para coibir a prática e pleitear reparação de danos.

Isso em razão da nítida violação de direitos autorais e prática de concorrência desleal, não permitida em nossa legislação.

Por outro lado, resta evidente que o lojista que pretender a tutela legal deve guardar a documentação da imagem, e preferencialmente, o contrato com o fotógrafo responsável pelas imagens.

Vale dizer que o ambiente da Internet possui legislação que assegura direitos como no mundo físico, visto que a Internet é apenas o suporte, e portanto, é aplicável toda a legislação protetiva cabível.

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Posts Recentes

Mercado Advocacia

OAB/SP 15.830

CNPJ sob nº 21.495.242/0001-73

Advogado responsável:

José Eduardo Mercado Ribeiro Lima

OAB/SP 221.051

Mercado Advocacia - Advogado de e-commerce.png

 Rua Augusta, 890  - Cj. 210 - Cerqueira César - São Paulo - SP

E-mail: jlima@mercadoadvocacia.com.br

Tel: fixo +55 11 3042-7334

Tel. cel/whatsapp: +55 11 995991853

Consulte nossos Termos de Uso do Site

bottom of page