top of page
33DE253E-33FA-4E11-8E4D-1CF1DF9D6826.png

Bem Vindo Ao Nosso blog

Pense bem antes de você se casar nos Estados Unidos

  • Foto do escritor: José Eduardo Mercado Ribeiro Lima
    José Eduardo Mercado Ribeiro Lima
  • 21 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

A ideia de um casamento romântico e oficial em Las Vegas pode ser absolutamente inesquecível, pois pode ser ministrado por uma "celebridade" como Elvis Presley ou Marilyn Monroe, em uma viagem maravilhosa com amigos próximos, regado à drinks e festas fantásticas na "Cidade dos Pecados".


Além disso, tem os passeios com a noiva, após a cerimônia, satisfazendo todas as vontades dos noivos em uma lua de mel dos sonhos de qualquer pessoa.


Para validação do casamento em território americano, bastaria a tradução e consularização/apostilamento, tradução e posterior averbação no cartório de registro civil de escolha dos noivos, tudo perfeito e facilitado.




Todavia, o que pesaria nesta conta seria a hipótese de um indesejado divórcio, cujos custos para um casal brasileiro de classe média seria extremamente dificultoso e caro.


Em primeiro lugar, o divórcio deverá ocorrer na corte americana, com advogados americanos, com custos menores em caso de divórcio amigável, mas praticamente proibitivos em caso de litígio, em vista que envolveria a citação do cônjuge em terras brasileiras.


Se envolver filhos, a questão se torna ainda mais complexa, embora a questão da guarda dependerá se o juiz brasileiro aceitará a jurisdição brasileira, em detrimento da internacional, embora a questão realmente pode ser discutida no Brasil, caso o detentor da guarda possua residência em território brasileiro.


Todavia, o divórcio necessariamente deveria ser feito em terras estrangeiras, e se envolver patrimônio, a questão se torna ainda mais complexa a ser dirimida sob à égide das leis do Estado de Nevada, com questões tributárias peculiares, mesmo que os bens se situem em território brasileiro.


E após a contatação de advogado americano, cujos honorários tendem a ser muito superiores aos cobrados por advogados tupiniquins, com o desafio de encontrar um advogado confiável em território estrangeiro, sem mencionar as barreiras da língua, o divórcio deverá tramitar sob a corte do estado americano, não sendo possível afirmar se é aceito a audiência online, como ocorre de forma disseminada no Brasil.


Após a concessão do divórcio americano, deverão ser extraídas cópias autenticadas do processo para serem apostiladas e traduzidas de forma juramentada.


Estes documentos então somente terão validade no Brasil após a homologação pelo Superior Tribunal de Justiça, o que poderá levar cerca de um ano se a documentação estiver em perfeita ordem, e só então o divórcio será averbado no cartório de registro civil, em um procedimento demorado e severamente custoso, envolvendo advogado internacional e outro nacional, com custos variáveis, a depender do patrimônio partilhado em território estrangeiro, mesmo que integralmente amealhado no Brasil.


Por essa razão, recomenda-se que o casamento por brasileiros seja realizado em cartório civil brasileiro, e em Las Vegas, apenas verificar a pertinência do casamento sem efeitos legais, visto que as consequências disso, em caso de ruptura da união, poderá ser extremamente custosa e complexa. Desta forma, a farra estará garantida, mas sem efeitos futuros indesejados.


Caso você tenha alguma dúvida sobre as informações acima, entre em contato com nossos especialistas.

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
Posts Recentes
bottom of page