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José Eduardo Mercado

Quais os cuidados com o frete?


A contratação da empresa de logística, como opção aos correios, é importante para dividir e diversificar a responsabilidade de entrega dos produtos, mas demanda uma pesquisa da idoneidade da empresa, das condições comerciais e a análise do contrato.

Vale evitar as empresas de frete que se eximem totalmente da responsabilidade dos produtos entregues, visto que os atrasos na entrega constituem grande parte das reclamações dos clientes.

Todas as cláusulas acerca da responsabilidade da empresa de logística deve ser analisada atentamente, e caso estas eximam de responsabilidade, é prudente pesquisar outras opções, pois em se tratando de contratos entre as empresas, não adiantará alegar desconhecimento de cláusulas pelo Empreendedor, como ocorre nas relações de consumo.

Portanto, em caso de atrasos de responsabilidade das empresas de frete, estas devem ser notificadas e cobradas constantemente, de forma a reduzir a insatisfação dos clientes, que podem acarretar em desistências e reclamações com fundamento.

Assim, em caso de constantes problemas, é possível a apuração da responsabilidade da empresa de frete, em razão dos danos de imagens, prejuízos com produtos, perdas com atrasos, furtos e roubos, que impactam em muito os resultados da loja virtual.

Além disso, as informações sobre o frete devem estar visíveis e incluir o pedido, com a isenção de responsabilidade em caso de erros do consumidor, indisponibilidade de pessoas para o recebimento dos produtos e consequências, além de atrasos em caso de furto, roubo e fatores imprevisíveis, devendo tudo estar previsto nos termos de uso do site.

As políticas de frete zero ou reduzido devem estar expressamente descritas no termo de uso do site, que eximirá o lojista de responsabilidades e questionamentos, visto que a lei assegura os direitos do consumidor, já o lojista o contrato/termo de uso que lhe assegura os direitos e defesa contra abusos de consumo.