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Comércio eletrônico: vantagens e desvantagens

 

 

Como em todo e qualquer negócio, montar uma loja online implica em muito estudo, planejamento e investimento, situação que não é diferente para o comércio eletrônico.

 

O comércio eletrônico, também chamado de e-commerce, implica em manter uma loja virtual, com inúmeras peculiaridades, inclusive técnicas que as distinguem de lojas físicas.

 

Verifica-se atualmente que o investimento inicial de um e-commerce poderá superar em muito o investimento em uma loja física, pois, além da plataforma de e-commerce, será necessária a preocupação em atrair de forma consistente os clientes ao seu site, além de se preocupar com diversas questões que não são intuitivas a surpreender os empreendedores de primeira viagem.

 

Em relação às vantagens do site de compras pela Internet, o empreendedor será o dono da loja virtual que ele nutriu esforços como o proprietário legítimo do “Estabelecimento virtual”, e se beneficiará da audiência recorrente daquela loja virtual, sem a dependência de terceiros, podendo ter abrangência nacional e até internacional.

 

Em contraponto, o dono da loja física terá a desvantagem de ser muito dependente do tráfego de pessoas do local, permanecendo com vendas restritas a determinado espaço físico.

 

A tendência será que a loja online seja divulgada em todos os canais possíveis, a chamada tendência omni-channel de divulgação, pois o consumidor deve ser encontrado em quaisquer dos canais de mídia, como em redes sociais, e-mail marketing e youtube,  o que acompanha a tendência da “era do consumidor”, viabilizando a pesquisa de preços, comentários e o conteúdo relevante.

 

Já a loja física é um modelo que possui restrições físicas, em especial para mercados com consumidores restritos.

 

Portanto, a loja virtual deve focar em serviços e produtos de nichos específicos, de forma a não confrontar com grandes magazines e lojas já estabelecidas, com enorme verba publicitária.

 

Assim, o comércio eletrônico possui inúmeras vantagens, mas os esforços e o investimento devem ser proporcionais, pois esta tendência é o presente e o futuro do comércio.

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