top of page
LOGO3 ICON_edited.png
  • Foto do escritorJosé Eduardo Mercado Ribeiro Lima

Na mídia: Diário do comércio entrevista advogado da Mercado Advocacia

Com o título "Pequenos lojistas recorrem à justiça contra o Mercado Livre", o diário do comércio relata as dificuldades de pequenos lojistas na relação com a plataforma Mercado Livre


O advogado do escritório Mercado Advocacia colaborou com informações relevantes sobre os problemas enfrentados pelos lojistas.


O texto trata de ações judiciais movidas por pequenos lojistas contra o Mercado Livre. Os lojistas alegam que o marketplace comete práticas abusivas e anticompetitivas, como:


  • Cobrança de altas taxas;

  • Desempenho desfavorável para lojistas que não são parceiros do Mercado Livre;

  • Favorecimento de produtos de grandes varejistas.


Os lojistas pedem que o Mercado Livre seja condenado a pagar indenização e a mudar suas práticas.


O texto começa apresentando os argumentos dos pequenos lojistas. Os lojistas alegam que o Mercado Livre cobra taxas abusivas, que podem chegar a 30% do valor da venda. Eles também afirmam que o marketplace dá prioridade a produtos de grandes varejistas, o que prejudica os pequenos lojistas.

O texto também cita um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que concluiu que o Mercado Livre favorece grandes varejistas.


O estudo analisou dados de vendas no marketplace e constatou que os produtos de grandes varejistas aparecem com mais frequência nas buscas do que os produtos de pequenos lojistas.


O texto termina afirmando que o processo ainda está em andamento e que os lojistas esperam que o Mercado Livre seja condenado a mudar suas práticas.


Conclusão


A ação judicial dos pequenos lojistas contra o Mercado Livre é um importante precedente para a defesa da concorrência no mercado de e-commerce. Se os lojistas forem bem-sucedidos, o Mercado Livre pode ser obrigado a mudar suas práticas, o que beneficiaria os pequenos lojistas e os consumidores.


Fonte: diário do comércio:


Comentários


Facebook
Posts Recentes
bottom of page